13

novembro

images

VOCÊ SABE O QUE É ODONTÍASE, SINTOMAS MUITO COMUNS EM BEBÊS?

Esse nome complicado serve para explicar os sintomas que o bebê pode ter, associados à erupção dos dentes. Os mais comuns são salivação excessiva, erupções na pele ao redor da boca, febre, diarreia, falta de apetite e irritabilidade. Há, porém, discordância entre os autores se esses sintomas são realmente causados pela erupção dos dentinhos. Alguns pesquisadores sugerem que a salivação excessiva pode ser devido à maturação das glândulas salivares, que os quadros de febre podem estar associados à baixa imunidade e que a diarreia seria pela contaminação dos dedos e dos objetos levados à boca. O que se sabe com certeza é que há presença de mediadores inflamatórios na região, que são substâncias que estão associadas ao desconforto.

mam-mordedor-mini-bite-relax-phase-1-con-caja-esterilizadora

Os MORDEDORES são ótimos aliados para aliviar os sintomas causados pela erupção dentalem bebês. O mordedor é um objeto, geralmente de uma cor e forma apelativos para as crianças e que apresentam formatos e texturas distintos. A justificativa para o uso do mordedor é o conforto proporcionado pela massagem, através do contato do objeto com a gengiva. Particularmente gostei bastante dos lançamentos da MAM em mordedores que vocês podem ver na imagem: específicos para dentes anteriores, pra dentes do fundo e já vem com uma caixinha para esterilizar os mesmos no micro-ondas (Bite & Relax fase 1 e fase 2).

450xNHá também opções com GEL NO SEU INTERIOR. Esse tipo de mordedor é feito para ser levado ao freezer ou geladeira. Isso porque o frio intenso causará uma leve “anestesia” na região dolorida, proporcionando bem-estar ao bebê, além da função massageadora, comum a todos os tipos de mordedores.  Na imagem vemos um mordedor da marca Munchkin, que considero uma empresa de ponta no desenvolvimento de artigos para bebês e crianças. Fundada em 1991, em Los Angeles, California, a Munchkin é famosa pelos seus produtos inovadores, modernos, de boa qualidade e seguro para os bebês e crianças. A Munchkin possui mais de 170 patentes registradas.

 

mam-mordedor-max-the-frog-laranjaNão é minha proposta fazer propaganda de marcas ou produtos específicos, e não ganho nada com isso, mas tem alguns itens que valem à pena ser mencionados. É o caso dessa linha de brinquedos educativos do fabricante austríaco MAM de produtos infantis. O fabricante os categoriza como brinquedos, mas são excelentes mordedores também e por isso podem e devem ser usados se o bebê tiver desconforto no período de erupção dos dentes.  Além do BOB the turtle que vemos na imagem, essa linha conta ainda com Lucy the Snail, Ellie the Bee e Max the Frog. São feitos de borracha 100% natural, livres de PBA. A textura é incrível, muito gostosa mesmo e o visual é uma graça!

Mas em casos extremos, onde esse desconforto é intenso e duradouro, os pais normalmente tentam outros artifícios divulgados amplamente, como os GÉIS ANESTÉSICOS que podem ser facilmente encontrados e adquiridos em farmácias. ODONTOPEDIATRAS NÃO RECOMENDAM O USO DESSES PRODUTOS. Primeiramente porque a absorção do produto pela mucosa da boca é mínima, consequente o efeito “anestésico” é superficial e dura apenas alguns segundos.

Também por não possuírem adesão à mucosa da boca, os géis anestésicos podem ser facilmente deglutidos e causar asfixia no bebê. Há ainda risco de reação alérgica e taquicardia, especialmente se quantidades grandes do gel forem utilizadas.

 

small_692-dia-da-homeopatia FITOTERÁPICOS, HOMEOPÁTICOS E FLORAIS PODEM AJUDAR! Há muitas opções aos analgésicos convencionais, mais naturais e menos agressivas para a Odontíase (sintomas relacionados à erupção dos dentes do bebê). A Homeopatia sugere por exemplo Belladona, Chamomilla e Mercurius solubillis. Na categoria dos Florais é comumente utilizado Rescue Kids, Cherry Plum ou Impatients. Em todo o caso, é necessário consultar um especialista em homeopatia ou habilitado na prescrição de florais, para que este indique não somente o melhor remédio adequado às características do bebê, mas também a melhor forma de administrar o tratamento e sua frequência.

acupuntura Outra opção é a AURICULOTERAPIA.

A auriculoterapia tem suas raízes na Medicina Chinesa Tradicional. Da mesma maneira que há pontos de acupuntura no corpo para tratamento de diversas condições, pontos similares são definidos na orelha. Quer usada em conjunto com outro tratamento ou por si só, a auriculoterapia é frequentemente efetiva quando outros tratamentos falharam. Melhor de tudo, ela é segura, não-invasiva e não possui nenhum efeito colateral conhecido. Para bebês, a auriculoterapia também pode ajudar a aliviar os sintomas da erupção dos dentinhos e eles aceitam muito bem! Usa-se minúsculos cristais que são colados em pontos específicos da orelha por um profissional habilitado.

Texto produzido por Dra. Ana Paula Menoli

Especialista e Mestre em odontopediatria, Especialista em saúde coletiva, Habilitada em sedação inalatória com óxido nitroso, Professora do curso de Graduação em Odontologia da Unipar (Cascavel/PR.), Membro da Equipe Vitalità Odontologia

-->