fevereiro

sensivel

Dentes sensíveis? Como prevenir e tratar?

Tomar sorvete lhe dá arrepios. Laranja, limão ou abacaxi são repensados cuidadosamente se valem a pena… saiba que a sua alimentação não precisa ser tão limitada! Saiba o que pode causar dentes sensíveis e compreenda os tratamentos sempre voltados à causa:

1 –  BRUXISMO OU APERTAMENTO DENTAL – Os dentes devem ficar desencostados o dia todo. Se eles ficam mordidos o dia todo, há uma grande chance dessa força de pequena intensidade, mas ao longo de muitas horas durante o dia, possam espremer o ligamento do seu dente e assim também a nutrição sanguínea da gengiva. A gengiva sem nutrição, pode começar a encolher e tornar os dentes sensíveis. Vigiar o apertamento diurno e buscar ajuda profissional em caso de apertamento noturno, são parte do tratamento.

2 – ABFRAÇÃO OU MICROTRINCAS DO DENTE PERTO DA GENGIVA – O bruxismo pode forçar o dente a ponto de começar a trincar minimamente bem perto da gengiva, onde os dentes são acinturados. Isso causa uma lesão chamada abfração, onde esse trincamento seguido de microdesmoronamento deixa a dentina exposta. Essa dentina, é o que deixa os dentes sensíveis a estímulos ácidos ou gelados. O tratamento da causa, que é o bruxismo é o mais importante! É muito importante que um profissional avalie a necessidade ou não de intervir preenchendo onde está quebrado ou fazendo uma placa de proteção noturna.

3 – GENGIVAS GENETICAMENTE MUITO FINAS – Gengivas que de tão finas fazem transparecer os vasos sanguíneos. Que de tão finas, dão um formato bem alongado ou triangular aos dentes, podem retrair, causando dor. Nesses casos, uma cirurgia para aumentar a espessura da gengiva poderá ser necessária.

4 – ESCOVAÇÃO MUITO FORTE – Quem deforma a sua escova em menos de 3 meses tem a chance de ser um escovador forte. A escovação precisa limpar os cantinhos da boca, e isso nada tem a ver com a força.

Saiba mais lendo outros artigos

Fonte: http://cristinamiura.com.br/dentes-sensiveis-como-prevenir-e-tratar/