fevereiro

_REDES_SOCIAISVITALITA-09-Post-SITE

Diabetes e saúde bucal. Conhece essa relação?

Sabia que a sua saúde bucal colabora grandemente no controle do diabetes? Doenças da gengiva têm uma coisa em comum com o diabetes: ambas são doenças inflamatórias. Controlar uma auxilia no controle da outra.

Diabetes… doença silenciosa e de controle complexo. Veja aí mais uma para o arsenal de tratamento.

1 – AUMENTA 2,5 VEZES MAIS RISCO DE TEREM DOENÇA PERIODONTAL. Todos temos muitas bactérias do bem na microbiota bucal. Mas alguns fatores, entre eles o diabetes, diminuem a resposta de defesa e deixam a pessoa mais suscetível de ser infectados por algumas bactérias da doença. Essas ainda se proliferam, aumentam em proporção desencadeando a doença. Portanto, cuidar dos níveis de açúcar no sangue é uma baita prevenção à doença periodontal

2 – A ÁREA DE GENGIVAS INFLAMADAS AO LONGO DOS VÁRIOS DENTES DA BOCA É GRANDE. Portanto, a área de inflamação é igualmente grande. Num estudo medindo a área afetada num caso de doença, é equivalente à área de um antebraço. Como se o antebraço estivesse todo machucado, aberto à entrada de micróbios. Toda área inflamada é aberta aos micróbios da boca. E diabéticos precisam cuidar com infecções.

3 – MUITO AÇÚCAR NO SANGUE PIORA A FUNÇÃO DAS CÉLULAS DE DEFESA. As células estão lá, prontinhas para defender, mas o excesso de açúcar dificulta a função de defesa tanto dos micróbios da doença periodontal, quanto de muitos outros.

4 – A INFLAMAÇÃO GENGIVAL PIORA O DIABETES. Porque em toda a inflamação acontece a liberação de sinalizadores no sangue, chamadas citocinas e outros mediadores inflamatórios correndo no sangue. Como se fossem “cartas” enviadas no sangue, deixando todo o corpo em alerta para se inflamar. Portanto, onde houver inflamação em algum outro lugar no corpo, essa será piorada com esses sinalizadores. E a inflamação mais grave são os que podem causar entupimento das artérias do coração! Também por isso é muito comum que diabéticos tenham problemas cardíacos.

5 – E a conclusão que a ciência chegou é que O CONTROLE DA DOENÇA PERIODONTAL MELHORA O DIABETES! E vice-versa.

Fonte: http://cristinamiura.com.br/saude-bucal-e-diabetes-la-embaixo/