março

_REDES_SOCIAISVITALITA-13-IMG-BLOG

Tenho periodontite! O que é isso?

A periodontite é uma doença pouco conhecida, identificada por sangramento gengival. Hálito forte, muito cálculo nos dentes e gengiva se retraindo também acompanham. Quando mais grave, é acompanhada por grande perda óssea e dentes amolecendo.

A verdade é que a periodontite ou doença periodontal é causada por um desequilíbrio ecológico na microbiota normal da boca. Perio significa ‘ao redor’ e periodonto são as estruturas ao redor do dente. Todos temos um grande conjunto de bactérias protetoras que vivem normalmente tanto fora e dentro de nós. Alguns motivos como tendência individual genética, fumo, diabetes, higiene deficiente bagunçam essas bactérias.  E uma grande demora nos retornos das manutenções de “limpeza preventiva” no dentista, fazem com que um grupo de bactérias cresça além da conta.

Esse grupo de bactérias causadoras de doença produz toxinas inflamatórias e começa a invadir gengivas e osso. E o corpo, na tentativa de se defender, ativa uma resposta de inflamação, que na verdade é de defesa.

Tudo se complica quando a placa bacteriana, que é a ‘massinha’ de bactérias que escovamos diariamente na higiene bucal diária, começa a endurecer na boca, formando cálculos de cálcio e fosfato. As massas de cálculo dentário deixam os dentes ásperos, que são os “esconderijos” preferidos das bactérias, dificultando a remoção.

O tratamento se dá através da remoção das massas de cálculo, orientações sobre higiene bucal para que a remoção diária seja completa e monitoramento do sangramento gengival e recuperação da perda óssea e gengival. A vitamina D obtida através de banhos de sol, uso de própolis e malva também são importantes aliados!

A doença periodontal não causa dor e nenhum desconforto, sendo identificada muitas vezes quando a situação já se agravou. Portanto, fique atento sempre aos primeiros sinais de aparecimento ou reaparecimento: sangramento gengival durante a higiene diária, gosto ou cheiro ruim e dentes ásperos. Estes últimos são os maiores dificultadores da boa higiene bucal.

Fonte: http://cristinamiura.com.br/o-que-e-periodontite-e-como-tratar/