12

abril

_REDES_SOCIAISVITALITA-23-SITE-

Porque aparece tanta gengiva no meu sorriso? Sorriso gengival tem jeito?

Ao invés de um sorriso branco, aparece um monte de gengiva. Os dentes são pequenos, quadradinhos… Isso se chama Sorriso gengival ou gengivoso e tem jeito, sim!

SORRISO GENGIVAL. O BIOTIPO DE GENGIVA É DETERMINADO GENETICAMENTE. Assim como a espessura dos cabelos é determinada geneticamente, a espessura da gengiva também é. A gengiva é a proteção do osso que sustenta os dentes. E para algumas pessoas, tanto o osso quanto a gengiva são bastante grossos. Aí quando sorri, aparece uma gengiva grossa em primeiro plano, e os dentes, em segundo.

TODOS OS DENTES APRESENTAM UMA PROPORÇÃO DE ALTURA/LARGURA. Até existem diferenças individuais de tamanho, mas a proporção é igual. Em outras palavras, NÃO EXISTE DENTE QUADRADO NA NATUREZA! Todos os dentes são alongados. Mas podem aparentar-se pequenos e quadrados, quando o biotipo gengival for espesso e cobrir esses dentes.

COMO É O TRATAMENTO DO SORRISO GENGIVAL? É um procedimento cirúrgico para diminuir a grossura do osso e o tamanho da gengiva. Parece assustador, mas não é. A cirurgia tem um pós-operatório muito confortável.

SERÁ QUE VAI FICAR BOM? Claro que mexer no sorriso dá mil e uma inseguranças, mas na metodologia de desenho digital do sorriso (DSD – digital smile design), é possível fazer um desenho antecipado do sorriso. Assim, combinamos com a pessoa que tipo de sorriso gostaria de ter, através de uma simulação digital. Isso dá muita previsibilidade de acerto!

VAI FALTAR OSSO PARA O DENTE UM DIA? A GENGIVA VAI RETRAIR MAIS TARDE? Não vai faltar osso, porque ali já tem mais que o suficiente para a sustentação. Seria uma remoção estética, só para mudar a característica de espessura. E gengivas que retraem são sempre as de biotipo fino. Quem tem biotipo espesso, só tem retração por outras causas. Veja a postagem de bruxismo, por exemplo.

VAI TER SENSIBILIDADE OU HIPERSENSIBILIDADE? Dependendo do tamanho do dente escolhido, poderá haver uma sensibilidade PASSAGEIRA. Um pouco da raiz pode ficar exposta, mas se não houver outras causas que estimulem a sensibilidade, o próprio corpo, trata de eliminar esse desconforto. Em semanas ou meses, tudo passa.

E tudo mais, com esse nosso novo jeito de fazer Odontologia, explorando o melhor do mundo da ciência e terapia integrativas como Florais, Laser terapia e Acupuntura. A ciência e o conforto acompanham os tratamentos estéticos possíveis!

-->