16

maio

_REDES_SOCIAISVITALITA-32-Post-SITE

Dentaduras… sabe como mantê-la limpinha?

Dentaduras também são parte importante da saúde bucal. Merecem um cuidado especial!

REMOVA DIARIAMENTE PARA UMA BOA HIGIENE. Que tal no horário do banho corporal, estabelecer que será o horário do “banho” da prótese? Preferencialmente com um produto específico pelo poder de matar microrganismos nas reentrâncias da prótese. Sem isso, infecções de fungos como candidíase no céu da boca ou no cantinho da boca podem ocorrer com frequência. Podem ser incômodas, e a forma de controle seria essa desinfecção diária.

QUE PRODUTO USAR PARA A DESINFECÇÃO? Existem produtos prontos disponíveis nas farmácias com esse efeito antimicrobiano, com sabor e odor bastante agradáveis. Mas a velha e boa água sanitária poderá ser utilizada num pote de plástico, na proporção de uma colher de sopa aproximadamente, para uma xícara de água. 5 minutos de imersão, ou durante o período do banho são suficientes para essa higiene.

COMO ESCOVAR? Bom lembrar que dentaduras não são dentes. E o uso da pasta convencional, poderá riscar e tirar o brilho da prótese. Use detergente de louça e uma escova dura. Existem também escovas próprias com desenho anatômico para a parte interna da prótese à venda em grandes farmácias.

CUIDADO PARA NÃO DERRUBAR! Dentadura fora da boca, com água e sabão é um perigo para que ela escorregue e se espatife no chão. Faça sempre essa higiene sobre uma toalha como anteparo para quedas.

COMO RETIRAR O TÁRTARO E MANCHAS DA DENTADURA? Inúmeros fatores individuais favorecem a maior formação de cálculo. Para isso, mergulhe em vinagre e a cada 5 minutos remova com a escova o cálculo ou as manchas. Mas não misture água sanitária com vinagre, que um anula o efeito do outro, por serem incompatíveis.

E QUANDO O DONO DA PRÓTESE NÃO CONSEGUE CUIDAR DISSO? Por favor, familiares cuidadores, remova para higiene após cada refeição. E para estômagos sensíveis… use luvas!

 

Fonte: http://cristinamiura.com.br/dentaduras-saiba-como-cuidar/

-->