Cárie de cafezinho já ouviu falar?

Há quem tenha passado a vida adulta longe de cáries e repentinamente recebe a notícia do seu dentista que tem uma cárie gigante. Triste notícia… Mas como assim? Como é que estou perdendo os dentes? Justo agora que já adquiri o hábito de escovar diariamente, não sou mais crianças, não como doces…!!!

É aí mesmo que está a questão: você pode não comer doces. Se tem o hábito de tomar um cafezinho adoçado com açúcar ao longo do dia, entrou no grupo de alto risco a cárie!

Mas por que é que essas cáries não apareceram antes e só aparecem agora? Porque com o passar dos anos, as gengivas sofrem uma retração natural. Nessa retração, a raiz do dente aparece. Antes ficava exposto à boca somente o esmalte dos dentes, que é uma substância muito dura, resistente às cáries. Ainda mais depois de anos depois de dentes erupcionados na boca, muito maduros por anos de banho de flúor, cálcio e fosfato na saliva! Isso mesmo. O esmalte amadurece e endurece ao longo de anos após o aparecimento do dente na boca tornando-o muito resistente à cárie. Isso explica por que crianças têm mais cáries e adultos começam a ter menos. Mas o que estamos tratando agora, é o reaparecimento dessas cáries.

Estudos consideram que o envelhecimento da população é um desafio na manutenção da saúde bucal. E que a saúde bucal é sim, muito importante na manutenção da saúde geral. Na avaliação da quantidade de dentes perdidos ao longo da vida, foram identificados fatores de risco à saúde bucal como: TABAGISMO, CONSUMO DE ÁLCOOL, CONSUMO DE AÇÚCAR, QUALIDADE NUTRICIONAL E (VEJA SÓ!) AUSÊNCIA DE ATIVIDADE FÍSICA. Este estudo do Int Dent Journal (2017), cita a ausência de atividade física como fator de risco para pior nível de saúde bucal.

Cuidando da boca, cuidamos do corpo.  Precisamos entender que o açúcar não cabe mais na dieta saudável. Que esse açúcar consumido ao longo do dia, com as retrações gengivais e exposição da raiz, que muito rapidamente é destruída pela cárie, são de GRANDE RISCO DE PERDA DE DENTES!

Fonte: http://cristinamiura.com.br/carie-de-cafezinho-ja-ouviu-falar/