Gravidez e boca saudáveis – bebê feliz!

Gravidez! De repente… tudo se volta aos cuidados da nova vida…! Sabia que doenças bucais estão relacionados ao parto prematuro e nascimento de bebês de baixo peso? Que a inflamação das doenças gengivais pode produzir compostos inflamatórios capazes de induzir o nascimento do bebê antes da hora? Portanto. CUIDE DE SUA SAÚDE BUCAL! PROCURE O ACOMPANHAMENTO DE UM ODONTÓLOGO.

Destruindo alguns mitos:

1 – OS DENTES FICAM FRACOS NA GRAVIDEZ – Há o mito de ocorrer a perda de cálcio dos dentes da mãe para a formação dos ossos e dentes do bebê. Saiba que isso é impossível de acontecer porque o cálcio dos dentes se encontra cristalizado como cristais de hidroxiapatita.  Com isso nem têm relação com a circulação sanguínea. Não se perde cálcio dos dentes para o bebê. Isso é um mito.

2 – OS DENTES FICAM TÃO FRACOS QUE SEMPRE AUMENTAM AS CÁRIES – É outro mito, pois a verdade é que ou pelo enjôo do começo da gravidez ou diminuição da capacidade estomacal ou pela azia do final, a escovação fica mais rápida e superficial. As grávidas comem em menor quantidade e com mais frequência, dando comidinhas para os micróbios da cárie o tempo todo. Como a higiene bucal não fica lá muito boa, a placa bacteriana não é retirada em tempo. E a placa sim causa a descalcificação dos dentes!. Se o lanchinho frequente forem as bolachinhas ou qualquer tipo de carboidrato simples, refinado e portanto, fermentável… aí sim, tudo isso vai terminar em cárie. Prefira frutas pela quantidade de fibras e outros nutrientes ou proteínas por serem menos fermentáveis.

3 – OS DENTES FICAM MOLES E CAEM – Os hormônios sexuais femininos como estrógeno e progesterona aumentam durante a gravidez e interferem na inflamação e sangramento gengival. Mas veja bem: interferem… mas não são a causa. A causa de tudo é a placa bacteriana ou biofilme dental, que pelos motivos que expliquei acima, não são removidos. Vale um capricho na higienização e uma visita ao dentista para que o profissional retire tudo aquilo que já calcificou e formou o cálculo (ou tártaro).

Se você conhece uma grávida, encaminhe este post como forma de melhorar a saúde bucal das futuras mamães.

Fonte: http://cristinamiura.com.br/gravidez-e-saude-bucal/