Gengivite tem cura? Tem sim!

Já foi a época de pensarem que gengivite não tem cura, que evolui com o tempo e os dentes um dia amolecem e caem. Entenda as causas e o tratamento da gengivite

QUAL A CAUSA DA GENGIVITE? Todos temos a microbiota bucal, que é um conjunto de micróbios que vivem naturalmente na boca. Até com um papel protetor contra outras doenças. A cárie é uma delas. Mas por alguns motivos como higiene inadequada, muito cálculo (ou tártaro), falta de manutenções preventivas no dentista, diabetes, tabagismo (cigarro e narguilé) e alterações hormonais, a gengivite pode aparecer.

UM DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO NA BOCA? Quando algumas bactérias que causam inflamação super crescem em proporção, os restos do metabolismo destas produzem irritantes que fazem o corpo se defender em forma de inflamação. Esta inflamação é percebida como sangramento na gengiva ao escovar ou passar fio dental. A mesma coisa pode acontecer em implantes também. Portanto, gengivas não podem sangrar nunca!

HÁ CASOS EM QUE A PESSOA TEM MAIS TENDÊNCIA À GENGIVITE. Algumas causas são genéticas, mas na maior parte das vezes, são alterações hormonais ou diminuição das defesas.

ADOLESCENTES, GRÁVIDAS, DIABÉTICOS, MENOPAUSA alteram grandemente o equilíbrio da gengiva, aumentando a chance de ter inflamação. A inflamação deve ser combatida a todo custo. Até porque O MESMO SANGUE QUE PASSA NA BOCA, PASSA NO RESTO DO CORPO causando inflamação no corpo todo. Portanto, doenças do coração e diabetes que são também inflamatórias, podem piorar ou melhorar, conforme a situação bucal.

COMO TRATAR E PREVENIR? O tratamento é realizado por um profissional e a especialidade é a Periodontia. Consiste em manter os dentes perfeitamente lisos e limpos para reequilibrar essa microbiota normal. E a prevenção é o cuidado diário, para que o hábito da escovação cuidadosa e uso de fio dental sejam instituídos.

Fonte: http://cristinamiura.com.br/gengivite-tem-cura/